sexta-feira, 11 de maio de 2018

Boulos é o melhor: uma análise sobre a pré-candidatura de Guilherme Boulos a presidente da República





É importante assistir ao vídeo de uma hora e meia da entrevista que Guilherme Boulos deu em 07.05.2018 para o programa Roda Viva da TV Cultura.

Mas a análise de um pretenso candidato à presidente não pode ficar represada em uma única entrevista. A análise tem que ter observações sobre seu passado, presente e sobre seu partido, o PSOL. 
O PSOL pegou o Boulos no apagar das luzes. Mas isto não tira a legitimidade tanto de Boulos, como do PSOL.

Boulos é mais progressista que o PSOL. E nem se compara com Heloísa Helena em 2006. Heloísa Helena, apesar de fazer oposição ferrenha ao PT à época, e ter recebido apoio de intelectuais como Chomsky, Michael Lövy e Zizek fez uma campanha conservadora e atrasada. Boulos nem se pode comparar com Heloísa.

Boulos tem base real. Pequena, é verdade, mas tem. O que interessa não é a quantidade, mas a qualidade. O MTST é aguerrido, é de luta e faz o embate direto.

Sobre ser o herdeiro de Lula, é melhor que Lula em alguns pontos. Não tem o carisma, nem a história e nem a genialidade de Lula. Mas é mais preparado teoricamente que Lula e faz o enfrentamento melhor que Lula. Lula não é socialista. Boulos é. Em relação ao PT, Boulos está tão distante que nem é possível fazer comparação. O PT virou mais um partido do sistema capitalista, que faz qualquer concessão para gerenciar o capital.

Tanto na entrevista, como nas ações de Boulos, ele não foge de nenhum assunto polêmico. E faz sempre uma análise sem tangenciamento e sem dificuldade de discorrer sobre qualquer tema político. Deu uma surra nos entrevistadores do Roda Viva. E que surra! Deu vergonha. Assim é Boulos. Uma aula. Mas em nenhum momento Boulos fala em rompimento com o sistema capitalista. Defende reformas estruturais que qualquer país capitalista faz: imposto sobre grandes fortunas que já está na constituição, redução de juros, eliminação de privilégios, plebiscitos.

Mas nada de rompimento. Assim como o diabo foge da cruz, Boulos foge do rompimento.

Ele é o melhor para gerenciar o capital. Supera até Ciro Gomes e até Manuela, ambos reformistas e que querem disputar com Boulos o gerenciamento do capital, como o PT já gerenciou.

Boulos é o melhor para gerenciar o capital.

Para os socialistas e para a classe trabalhadora, nem pensar.

Engodo puro, como foi o PT, Ciro Gomes do PDT e Manuela do PC do B.


Pedro Aparecido de Souza



11.05.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário