sábado, 21 de junho de 2014

Em ano de Copa, veja as fotos maravilhosas do trabalho de fotojornalismo do Marcelo Lima, primeiro jornalista do SINDIJUFE-MT.

Uma homenagem ao trabalho de fotojornalismo do Marcelo Lima.

Temos orgulho dos Jornalistas do SINDIJUFE-MT.

...............
Leia e assista o vídeo. As fotos estão no vídeo no final da matéria.

http://www.unitedphotopress.net/2010/07/90-minutos-de-gloria-por-marcelo-lima.html?m=1
..........
.........

90 minutos de Glória, por Marcelo Lima


................

90 minutos de Glória, por Marcelo Lima (video no final da página)

Em seu mais recente projeto, o fotógrafo da United Photo Press, Marcelo Lima [marcelo.lima@unitedphotopressworld.org] retratou o esporte mais amado no Brasil: o futebol. Porém, diferente de um simples registro o principal objetivo deste trabalho documental foi revelar o perfil de uma região pobre tendo como parâmetro a Copa do Mundo 2010, tentando descobrir assim a correlação entre exclusão social e a alegria transmitida ao vivo da África do Sul para milhões de pessoas.



O local escolhido foi o Jardim Altos da Glória, um bairro com pouco mais de 700 famílias e localizado na periferia de Cuiabá, capital de Mato Grosso, Brasil. São quase duas mil pessoas sem saneamento básico e coleta de lixo apropriada; lugar onde inúmeras igrejas e bares proliferam e a única recreação é um campo de futebol de frente para terrenos invadidos e algumas traves solitárias espalhadas pelas ruas sem asfalto, cobertas de uma poeira vermelha, cavalos e crianças.

As imagens foram registradas durante os cinco jogos da seleção brasileira e na grande final entre Espanha e Holanda, e mostram desde a alegria do gol e a tristeza da derrota até as pequenas e cotidianas ações dos moradores, algumas vezes alheios a o que acontecia do outro lado do oceano. O espaço físico característico do Glória, como é chamado pelos moradores, também foi documentado, mostrando a simplicidade e na maioria das vezes a miséria onde as pessoas do bairro estão inseridas.

“Pensar o futebol é algo interessante e aterrorizante porque ao mesmo tempo em que ele é motivo de alegria também tem uma clara função `narcotizante’ de inserir temporariamente uma grande parcela da população pobre em um mundo mágico de felicidade e cores onde é passada a imagem de que todos fazemos parte da mesma e grande família feliz chamada Brasil”, afirmou o fotógrafo. “Difícil aceitar isso vendo crianças magras e seminuas jogando bola com os pés descalços e sem uma perspectiva real de um lugar na nossa sociedade”.

Com um trabalho inteiramente voltado ao jornalismo e ao fotodocumentário, o último projeto de Marcelo Lima foi realizado no começo de 2010 na Africa do Sul, em parceria com a UNISA, University of South Africa, onde registrou as principais manifestações religiosas daquele país. Membro da UPP desde 2009 ele também já venceu dois concursos internacionais de fotografia e participou da mostra fotográfica “Outros Retratos”, do Instituto Itaú Cultural. Mais informações e outros trabalhos podem ser conhecidos na página www.lightstalkers.org/marcelolima.

Agradecimentos especiais: Patrícia Nóbrega e Chiquinho (líder comunitário do Glória)

Nenhum comentário:

Postar um comentário