sábado, 29 de março de 2014

Para quem o Judiciário trabalha?

Para o povo, para o cidadão. Resposta errada.

O Judiciário não trabalha para o povo e nem para o cidadão. Então o Judiciário trabalha para quem?

Primeira questão: o que é povo e quem é cidadão. Povo é um aglomerado de pessoas, sem distinção de classe, sem distinção de raça e, portanto, não se sabe quem é. Cidadão é aquele que está no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Também cidadão não define absolutamente nada por ser uma definição abrangente.

Resposta correta: o Judiciário trabalha para o Estado e compõe o próprio Estado. Possui as funções: a) aplicar a norma ao caso concreto e b) controle de constitucionalidade. O controle de constitucionalidade tem como objetivo validar as normas jurídicas em relação à Constituição Federal, para que os atos legislativos e administrativos não contrariem regras ou princípios constitucionais.


Toda a regulamentação do judiciário está na Constituição Federal do artigo 92 até o 126. Mas como já afirmado por Hans Kelsen, o Judiciário nem Poder é, pois, segundo ele, somente o Legislativo e o Executivo são Poderes. Como o Poder emana do povo e o Judiciário não emana do povo (não é eleito pelo povo), não pode ser Poder. Além do mais, mesmo quando se emana do povo, a função do Judiciário é aplicar a norma que o Legislativo fabrica e dela não pode se afastar.

Se o Judiciário trabalha para o Estado e compõe o próprio Estado, quem é o beneficiário do trabalho do Judiciário? A resposta está no Estado do qual faz parte.

O Estado é aquele que cuja classe dominante, temporariamente, está no Poder. Como as normas são elaboradas pelo Legislativo, o Judiciário está adstrito à trabalhar nas normas vigentes. Não poderia ser de outro modo, pois estaria entrando na seara do Direito Alternativo ou até contra as normas.

E todos os componentes do Judiciário, sejam Servidores Públicos e os órgãos Juízes, que também são Servidores Públicos e ninguém sabe por que são chamados de órgãos, ficam dentro de uma dimensão estabelecida pelo Legislativo.

Portanto o Judiciário e seus componentes estão dentro dos padrões estabelecidos pelo Legislativo. Nem poderia ser diferente, repito.

Mas que Legislativo? Um legislativo que é eleito, assim como o Executivo, à base do abuso do poder econômico, à base da fraude, à base da compra do voto, à base do poder da “liberdade de imprensa”, da compra de tudo e quase todos. Com raras exceções que confirmam a regra da corrupção eleitoral.

Aqui o Estado Oligárquico de Direito mostra os dentes e suas engrenagens. A base de toda democracia é o voto. Se o voto é comprado, não é democracia e muito menos legítimo o Legislativo que temos (com raras exceções que confirmam a regra).

Se quem faz as Leis se abastece da corrupção para fazê-las e faz em nome de uma classe dominante, essas leis não beneficiam os mais fracos economicamente e sim os mais fortes economicamente.

Se não favorece os mais fracos, não favorece o “povo”, não favorece o “cidadão”. Se o Judiciário trabalha dentro das normas do Legislativo, portanto, o Judiciário, por tabela, trabalha para a classe dominante. E mais, trabalha em cima de leis espúrias, leis votadas à base da corrupção.

Portanto a resposta é: o Judiciário trabalha para a classe dominante, nem um pingo a mais nem um pingo a menos.

Além do mais, os Tribunais têm indicações do Executivo e há sabatina no Legislativo.
O Supremo Tribunal Federal, por exemplo, é todo nomeado pelo Presidente da República de plantão.

Certo é que existem muitos e muitos Servidores Públicos e entre eles os Juízes que trabalham diariamente para fazer do Judiciário uma Justiça. Trabalham diariamente para fazer do Judiciário um lugar com menos corrupção, com menos injustiça.

No entanto, o limite dado aos Servidores Públicos, e entre eles os Juízes, não é o limite da Jurisdição. O limite dado é o da Lei, da norma. Daquela norma feita pelo Legislativo que é eleito daquela maneira já citada.

Portanto, não há como mudar o quadro de dentro do próprio Judiciário, pois as barreiras dos limites dados não permitem, por mais boa vontade que se tenha. E vontade sabemos que não falta a tantos Servidores Públicos, e entre eles, os Juízes. O limite não é dado por eles. O limite é dado pelo próprio sistema.

Se reportarmos ao passado, verificaremos como se posicionou o Judiciário na História e a História dará a resposta. Como se portou o Judiciário durante o Governo Getúlio Vargas? Como se comportou o Judiciário nos Governos Militares? Como se portou o Judiciário durante os quase quatro séculos de escravidão no Brasil?

Como em todos os momentos da História, o Judiciário se posicionou dentro da Lei. E não poderia ser diferente e não pode ser diferente.

O Judiciário brasileiro não se posicionou favorável aos escravos, não se posicionou ao lado dos presos e torturados no Governo Getúlio Vargas, não se posicionou ao lado dos presos e torturados e mortos pelos Governos Militares.

E nem podiam, pois estão sempre no limite dado pela norma e assim estão no presente e no futuro.

Em 08 de dezembro de 2004 (Dia Internacional contra a Corrupção), a ONG Transparência Internacional contratou o Instituto Gallup para uma pesquisa sobre as instituições mais corruptas no mundo. Ouvidas 50.000 (cinqüenta mil) pessoas em 64 (sessenta e quatro) países, verificou-se que, segundo a amostra, os partidos políticos são as instituições mais corruptas do mundo, seguidas, na ordem, pelos Parlamentos (Legislativos), pela Instituição Polícia e depois pelo Poder Judiciário.

Essa pesquisa mediu o grau de corrupção nas instituições dando nota de 0 (zero) a 5 (cinco). Cinco seria o grau máximo de corrupção.

No Brasil, essa mesma pesquisa constatou que, primeiro, com maior índice de corrupção, está a instituição Polícia com nota 4,4, seguida do Congresso com 4,3 pontos e depois o Poder Judiciário com 4,2 pontos.

Isso é grave, pois as pessoas pesquisadas não confiam no Judiciário.

A solução para a confiança no Judiciário poderia se dar pelas eleições. Mas, se as eleições no Legislativo são fraudadas, como seriam as eleições no Judiciário?

Não me perguntem a saída, pois já fui embora.

Pedro Aparecido de Souza

Blog do Pedro Aparecido: www.pedroaparecido.com.br

Artigo publicado originalmente em 05.05.2008


4 comentários:

  1. http://blogoosfero.cc/cmarinsdasilva/blog/o-maior-escandalo-de-corrupcao-do-judiciario-no-brasil

    ResponderExcluir
  2. O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO NO BRASIL

    Um escândalo que atinge todos os níveis do Poder Judiciário. O maior golpe no setor imobiliário da América Latina.
    COMERCIAL, CONSTRUTORA E SERVIÇOS APB LTDA NIRE – 35215429647, sito ora à Rua Estados Unidos 2.280 – CEP 01427-002 – Jardim América – SP ou Av. Brigadeiro Faria Lima 1616 – 2° andar – CEP 01451-001 – Jardim Paulistano – SP, este é mais um dos nomes de uma das novas empresas criadas para continuar com a fraude existente nos leilões de imóveis da Justiça do Trabalho. As iniciais APB significam ANDRÉ PAGLIUCA BLAU, ou seja o TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª Região mesmo após anos de denúncias não importa-se em continuar desgraçando a vida do empresariado brasileiro.


    #GilmarMente #SantoGilmar #ForaGilmar #GilmarDantas #GilmarCangaceiro

    Com plena ciência da gravidade aceitam que esta empresa arremate os imóveis na surdina, é um COVIL DE BANDIDOS. Tiveram a pachorra de permitir que estes empresários corruptos continuassem seu enriquecimento ilícito através da transferência de processos da empresa COMERCIAL, CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS BLANCHARD LTDA e da INCLUSAO DE CGC 02.915.519/0001-25. Ainda por cima eles continuam arrematando os imóveis com o preço sub-avaliado inicialmente pelos Oficiais de Justiça e que atingem preços extremamente baixos após 2 ou 3 lanços sem arremate. Os Juízes, Desembargadores e Oficiais de Justiça estão ganhando muito dinheiro (SUJO) com este esquema.
    É necessário que a OAB ( que possui ciência deste escândalo) haja com rigor na punição dos advogados BENCE PÁL DEÁK (OAB 95409/SP) e PATRÍCIA KONDRAT (OAB 237142/SP) que mesmo tendo ciência do lamaçal ao qual se prestaram a fazer este serviço sujo prosseguiram participando no esquema desta quadrilha . Estes advogados estão participando ativamente neste golpe e necessitam ser indiciados pela Justiça ( será que isto existe neste país?)…….
    A grande artimanha desta quadrilha depois que o golpe ficou visível é forçar as pessoas que tiveram seus imóveis roubados neste esquema a assinar um contrato de locação como argumento de não se verem na rua no prazo de 15 dias logo que recebem a ordem de despejo. Mas não fazem isto por boa consciência não. Fazem somente para maquiar a operação e revertê-la em uma ação de despejo por falta de pagamento e para acalmar os ânimos dos indivíduos que sabem que estão sendo enganados. Como não enviam os boletos para os “locatários” após alguns meses, estes ficam impossibilitados de pagar e sempre tem um magistrado deshonesto para dar uma ajudinha na ação de despejo por falta de pagamento. Esta foi a forma que estas mentes do crime encontraram para depistar este escândalo que é uma vergonha para o Poder Judiciário, para o funcionalismo público e para a nação brasileira. Portanto saibam que devem interpretar cada ação de despejo por falta de pagamento como um golpe dado em cima de uma empresário que caiu nas garras da máfia da Justiça do Trabalho. Podem analisar que todos locatários são despejados pelo mesmo motivo e que todos eram proprietários do imóvel anteriormente. Que VERGONHA a Justiça brasileira!
    As Corregedorias da Justiça do Trabalho de São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), o Tribunal Superior do Trabalho, a Polícia Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Ministério Público Federal e o Conselho Nacional de Justiça ( entre outros) estão completamente CIENTES do que está ocorrendo, possuindo os nomes das empresas, dos sócios e das fraudes e já tiveram tempo suficiente para tomar uma atitude.


    http://blogoosfero.cc/cmarinsdasilva/blog/o-maior-escandalo-de-corrupcao-do-judiciario-no-brasil

    ResponderExcluir
  3. http://inaciovacchiano.com/2013/01/24/a-mafia-dos-leiloes-judiciais-fimdacorrupcao/

    ResponderExcluir
  4. OS AÇOUGUEIROS DE TOGA
    Meu nome é Hervé Durand e postei esta denúncia em vários blogs já faz bastante tempo . Pude constatar que a maioria das páginas simplesmente foram RETIRADAS da internet sem que houvesse nenhuma providência tomada. Lêiam e vejam a gravidade das denúncias.
    Esta denúncia foi escrita pela primeira vez com o título:
    “A JUST*ÇA DO BRAS*L MANCHADA PELO SANGUE”.
    Devido aos métodos extremamentes eficazes do Poder Oculto que controla TUDO que postado na internet decidi mudá-la para Os Açougueiros de Toga. Poderíamos também chamar de Os Açougueiros da Bucha. Se colocasse o título inicial os sistemas de contrôle informático detectaria este artigo e ele seria imediatamente classificado como SPAM.



    Os bandidos e corruptos que controlam o Brasil fazem isto com tudo o que lhes desagrada ou seja “ todas as denúncias graves de corrupção “ que atingem a banda pôdre maçônica seja de Magistrados, Políticos, Funcionários Públicos ou Empresários Maçons Corruptos. Mesmo assim o título ainda descreve bem a situação porquê são açougueiros ( sanguinários ), vestidos com o traje que outrora era sinônimo de prestígio e honra. Hoje tornou-se uma profissão detestada por muitos, odiada por diversos e menosprezada por uma grande parte da população que por causa de alguns pilantras classificam o Juiz pejorativamente, assim como a Camôrra de Cima e a Maçonaria conseguiram fazer com a classe política desmoralizando-a.
    Juízes e Desembargadores responsáveis por mortes:
    Após inúmeras denúncias e relatos de corrupção, fraudes em leilões de imóveis, venda de sentenças e formação de quadrilha entre outros ( denúncias estas retiradas da internet através da utilização abusiva do poder público e seus demais órgãos, assim como por intermédio da Advocacia Geral da União e atualmente até do Ministério Público,

    http://inaciovacchiano.com/2013/01/24/a-mafia-dos-leiloes-judiciais-fimdacorrupcao/

    ResponderExcluir