terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Violência e medo nos centros de compras ("shoppings")


Violência e medo nos centros de compras ("shoppings") 


Com a entrada em ação dos rolezinhos nos centros de compras, muita gente - pobre, mediana e rica - ficou com muito medo. 

E não é para menos. A cada dia os centros de compras estão mais inseguros e perigosos. 




Aqueles que vão aos centros de compras, seja para um cinema (monopólio, pois só existe nos centros de compras), ou tomar um café, ou jantar ou passar numa livraria estão percebendo que de uns tempos para cá os centros de compras estão dando medo. Muito medo. 

Os assaltos à joalherias dentro dos centros de compras são realizados com metralhadora e fuzil. Assassinato dentro do Éden do consumo pelos próprios seguranças. Sequestros realizados por bandidos nos estacionamentos. Tudo isto já seria motivo de preocupação em deixar seus filhos ou até você mesmo passear nos centros de compras no Brasil. 

Mas existem outros inconvenientes. Primeiro que toda vez que vamos aos centros de compras somos assaltados por um máquina que diz: ? Seja bem-vindo ao ?xopin? tal. Boas compras?. E lá se vão no mínimo R$ 5,00 ou R$ 10,00 de estacionamento obrigatório e monopolizado. É de arrepiar. 

Os preços nos centros de compras são abusivos. Em alguns centros para se evacuar e urinar tem que pagar mais uma taxa. 

Em relação aos trabalhadores que fazem os centros de compras funcionar, vira e mexe, é acionado o sindicato, o Ministério Público do Trabalho e o Judiciário Trabalhista devido à exploração que são submetidos, principalmente, quando são obrigados a trabalhar em feriados municipais. 

Já teve centro de compras que desabou. Isto. Desabou. 

O impacto no meio ambiente é brutal. Quantas toneladas de lixo são produzidas? Quantos metros cúbicos de água são necessários para se manter tudo funcionando? Qual é a contribuição ao aquecimento global para se manter uma área enorme esfriada? Ah! mas isto é porque existem os consumidores e são estes que provocam todo o impacto. Sim, é verdade, mas quem é o responsável final é a empresa e não o consumidor. O que interessa é que existe um impacto brutal no meio ambiente e que não é cobrado dos centros esta fatura pelo Estado. 

Mas o medo não acaba aqui. 

Passear pelos centros de compra tem mais um fator inconveniente. Junto com pessoas de boa índole, pessoas bacanas, também encontramos nos corredores passeando alguns que roubam pra valer, alguns corruptos andam impunemente, alguns mega traficantes de drogas, alguns mega políticos ladrões, alguns mega empresários corruptos e todo tipo de corrupto, ladrões do dinheiro público e por aí vai. 

Alguns corruptos com processos às dezenas ou centenas. Alguns condenados pelo judiciário com trânsito em julgado. Alguns cumprindo pena no regime semiaberto. Mas não são todos, hein! Há exceções. Mas fazer o que, não dá para escolher quem vai ficar nos corredores, pois seria uma discriminação. Impedir este povo todo de entrar não dá. Chamar a polícia não dá, pois eles mandam na polícia. Liminar para impedir a entrada também não dá. 

Mas que dá medo dá. Os centros de compras são lugares perigosos. 

E pensar que muitos têm medo dos rolezinhos... 

Diante de toda esta violência, os rolezinhos mais parecem brincadeira de ciranda cirandinha. 


Pedro Aparecido de Souza 


21 de janeiro de 2014 














Nenhum comentário:

Postar um comentário