sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Diretor do SINDIJUFE-MT faz sustentação oral no Pleno para defender a jornada de trabalho de 6 horas

Pedro Aparecido enfatizou, durante a sustentação oral no Pleno, que quem tem que dizer o que é bom para os trabalhadores são os próprios trabalhadores.


ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SUSTENTAÇÃO ORAL.


======================



O presidente do SINDIJUFE-MT,  Pedro Aparecido de Souza,  fez uma sustentação oral de mais de 10 minutos, e arrancou aplausos da plateia. A tônica do discurso dele foi que para os servidores a melhoria da qualidade de vida só pode acontecer a partir da adoção da jornada de trabalho de 6 horas. "Na pior das hipóteses, defendemos que o horário atual seja mantido, pois quem sabe o que é melhor para a Categoria são os próprios trabalhadores", disse Pedro Aparecido, em contraposição à proposta de aumento de jornada, com a introdução de 1 hora de pausa durante o almoço, da futura Administração.

Em seu pronunciamento, o presidente do SINDIJUFE-MT afirmou que está sentindo falta de diálogo. "Sinto falta da OAB, da Amatra nos debates, e dos outros atores no processo de discussão sobre jornada de trabalho. Em outros tempos tivemos grandes debates, convidados pela própria Administração".




Segundo Pedro, esse debate tem que ser feito, porque envolve a vida de 800 servidores, e não de oito. São pessoas que têm filhos e crianças, e que sempre se empenharam pelo Tribunal, trabalhando inclusive até as 22h nos gabinetes, nas varas e nos setores administrativos e no interior.

"Então eu sinto falta de alguma coisa hoje, e não é pouca coisa. Eu tenho medo, porque os tempos estão mudando, todos que estão aqui hoje passaram por todos os presidentes anteriores, desembargador Tarcísio, desembargadora Berenice, desembargador Osmair, desembargador Benatar, desembargador João Carlos, enfim, todos, e mesmo nos momentos mais críticos entre os servidores e a administração sempre houve diálogo, e estou sentindo falta disso no momento, falta de diálogo", disse Pedro Aparecido.

Lembrou a morte de Nélson Mandela e sua tendência para o diálogo e fez um paralelo com o estava acontecendo naquele momento no Pleno do TRT-23-MT.


Ele questionou sobre a ausência de estudos técnicos e científicos para uma mudança tão grande que o Tribunal quer promover, para avalizar uma alteração de tal impacto dentro do Tribunal. "Esta mudança não é pequena, e quem está achando que uma hora faz pouca diferença é porque não está no nosso lugar. Pergunte a qualquer trabalhador o que significa 1/2 hora ou 1 hora na vida deles. Pergunte a quem tem câncer qual a dor do câncer, não pergunte a quem não tem.”



'Em 6h se produz mais que em 7h de trabalho'

O SINDIJUFE-MT gravou toda a fala de seu diretor na sessão do Pleno, e o vídeo será disponibilizado no portal do Sindicato assim que ele for inteiramente finalizado. Leia, a seguir, o final da mensagem de Pedro Aparecido aos desembargadores:

"Evidentemente nós defendemos as 6 horas, ou na pior das hipóteses manter como está, porque manter como está foi uma decisão que a categoria adotou, proposta inclusive pela própria Administração. Nós adotamos porque entendemos que ela foi boa para nós. Quem tem que dizer o que é bom para os trabalhadores são os próprios trabalhadores.

Quem tem que dizer sobre a nossa saúde e a nossa qualidade de vida é a Administração mas também os servidores. Então nós entendemos que a proposta colocada, de estender a jornada até às 15h30 não é boa. Quando se fala em qualidade de vida e humanização, para nós isso quer dizer 6 horas de trabalho.

Quando se trocou a máquina de escrever pelo computador nós esperávamos que teria uma redução de jornada no mundo inteiro, e teve aumento de jornada.


Também temos que dizer um basta para as metas do CNJ. Quando o CNJ vem e coloca o TRT como colocou na correição. Quando os próprios juízes federais trabalhistas estão chutando o balde e dizendo que as metas do CNJ são inalcançáveis, é hora de encarar que juízes e servidores têm que ter mais qualidade de vida. Daqui a pouco todos estaremos trabalhando igual nos gabinetes e nas varas: todo mundo dez horas. E daqui a pouco vão querer colocar dez horas como jornada. Portanto, nós reivindicamos que, para o Tribunal ter maior produtividade e para os servidores terem mais saúde, existem pesquisas que provam isso: em seis horas se produz mais que com sete horas de trabalho.

Trabalhando 6 horas por dia teremos mais saúde, e portanto estaremos em condições de produzir muito mais. No TRT-23, com todas as dificuldades, nós juízes e servidores implantamos 100% do PJe, e não tenho medo de falar. E eu não tenho medo de falar que, apesar das dificuldades que tivemos, pelo fato do PJe ter sido colocado de um modo agressivo e sem consulta, sabemos hoje que o TRT tem o melhor PJe do Brasil, e isso se deve aos servidores e aos juízes. Então nós entendemos que a jornada das 6 horas é uma medida necessária, ou na pior das hipóteses que se mantenha a atual jornada, obrigado a todos".


SINDIJUFE-MT na luta pela Jornada de Trabalho de 6 horas!
SEIS HORAS! EU MEREÇO!




Fonte: SINDIJUFE-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário