quarta-feira, 27 de março de 2013

Debate das Centrais Sindicais na UFMT


CSP-CONLUTAS participa de debate na UFMT com Centrais Sindicais.


Da esquerda para a direita, os debatedores: Robinson Cireia (CUT), Manoel de Souza (FORÇA SINDICAL), Pedro Aparecido de Souza (CSP-CONLUTAS) e Luana Soares de Souza (INTERSINDICAL).

============================ 
Leia a matéria:



CSP-CONLUTAS participa de debate na UFMT com Centrais

Sindicais.



Nesta manhã, 27.03.2013, a UFMT, através do curso de Serviço Social, promoveu um debate entre as Centrais Sindicais para os alunos de graduação e pós-graduação, incluindo alunos do mestrado.

Participaram do debate quatro Centrais Sindicais que atuam em Mato Grosso: CSP-CONLUTAS, INTERSINDICAL, CUT e FORÇA SINDICAL.

Pedro Aparecido de Souza, presidente do SINDIJUFE-MT e coordenador da FENAJUFE, militante da CSP-CONLUTAS em Mato Grosso, representou a CSP-CONLUTAS.


A INTERSINDICAL foi representada por Luana Soares de Souza, militante da entidade e da ASS e MRS e mestranda em Literatura na UFMT. A CUT esteve representada por Robinson Cireia, professor da rede estadual de ensino, e Secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores - CUT. Pela FORÇA
SINDICAL a representação foi de Manoel de Souza, presidente da Força Sindical em Mato Grosso e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Mato Grosso.


Cada debatedor teve 40 minutos para a explanação e ao final ocorreu um debate com os presentes com tempo ilimitado.


As falas dos debatedores e os debates com a plateia duraram mais de quatro horas.


A ideia inicial da Universidade é levar os Movimentos Sociais para dentro dos muros da UFMT para que os alunos de graduação e pós-graduação possam ter contato com a militância sindical e conhecer as Centrais Sindicais.


O militante da CSP-CONLUTAS apontou as diferenças entre as Centrais Classistas e as governistas, pontuando a degeneração e burocratização além do governismo da CUT e apontando a filosofia política da FORÇA SINDICAL de acordo com os patrões e governos.

Além disto ficou clara as diferenças entre as as Centrais Classistas que tem autonomia em relação aos Governos e as Centrais não Classistas que estão subordinadas ao Governo e aos patrões. Ficou ressaltada a atuação conjunta da CSP-CONLUTAS e INTERSINDICAL nas lutas em Mato Grosso em diversas frentes: Estudantil, Sindical e nos Movimentos Sociais.

Cada Central historiou a sua origem e trajetória indicando soluções para a Classe Trabalhadora.

O SINDIJUFE-MT é filiado à CSP-CONLUTAS desde 2008. Em Mato Grosso, são filiados à CSP-CONLUTAS, além do SINDIJUFE-MT, a ADUFMAT (Professores da UFMT - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso), ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior e SINASEFE (Sindicato das Instituições Federais, antiga Escolas Técnicas - Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).


Já está marcado para o segundo semestre de 2013 outro debate entre as Centrais Sindicais na UFMT.




Fonte: SINDIJUFE - MATO GROSSO





Nenhum comentário:

Postar um comentário